Banana ajuda no combate a depressão

Já ouviu a frase “Você é o que você come”? Ela não se refere somente ao corpo que podemos ver – pele, cabelo, peso -, mas também ao nosso cérebro! Alguns componentes da banana podem influenciar diretamente nas nossas emoções.

A banana é rica em triptofano, um aminoácido que contribui para o aumento da produção do hormônio serotonina. Este hormônio é responsável, principalmente, pela sensação de bem-estar. Por causa disso, consumir banana auxilia na melhora do humor e ajuda no relaxamento.

Consequentemente pode ainda influenciar na qualidade do sono. Embasados nisso, vários autores recomendam o uso deste alimento para pessoas com insônia – até mesmo provocada pela ansiedade. Combinada com aveia, os benefícios são potencializados! A fruta deve ser consumida até duas vezes ao dia.

A ação da serotonina no corpo

Segundo o gastroenterologista Eduardo Antonio André que trabalha no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo,  até 90% da serotonina utilizada pelo nosso corpo é produzida no intestino. O intestino tem cerca de 500 milhões de células como as que constituem o cérebro, propiciando a produção de hormônios neste local. Por isso, a serotonina é coadjuvante na responsabilidade pelo bom funcionamento do intestino. Sendo assim, o consumo de bananas pode afetar diretamente o nosso humor para melhor!

Algumas funções da serotonina no corpo:

Banana ajuda no combate a depressão
  • Regula o sono;
  • Relaxamento;
  • Apetite sexual;
  • Movimentação gastrointestinal;
  • Coagulação sanguínea;
  • Efeito cicatrizante

A banana é uma das frutas mas acessíveis do nosso país, pelo custo e também por produzir durante todo o ano. Por ser tão comum, às vezes, pode ser pouco valorizada. Conhecendo melhor os benefícios deste alimento, podemos entender o quanto essa fruta é essencial!

Inclua banana nos itens de consumo diário! #FicaADica.

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *